terça-feira, 27 de abril de 2010

VI Jornada de Serviço Social na área da saúde

VI JORNADA DE INTERCÂMBIO DE TRABALHOS DE SERVIÇO SOCIAL NA ÁREA DA SAÚDE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO



A Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro se constitui como um evento organizado, pelo Serviço Social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro, há cinco anos, tradicionalmente no mês de maio, quando se celebra o dia do assistente social no dia quinze. Em sua quarta edição, os assistentes sociais da UFRJ reconheceram a necessidade da realização de um trabalho articulado e integrado na saúde, demanda viabilizada com a organização da V Jornada, simultânea, ao I Encontro de Assistentes Sociais da UFRJ. O Serviço Social do HUCFF reconhece o espaço e a representatividade do Fórum de Assistentes Sociais da UFRJ. Ele tem sido responsável pela mobilização e organização da categoria. Através dessa instância tem-se promovido encontros permanentes e itinerantes, com discussões temáticas, no Serviço Social das diferentes Unidades da UFRJ. Outra relevante iniciativa do Fórum com o apoio da Escola de Serviço Social da UFRJ centra-se na implantação do projeto de pesquisa: “O Perfil Cultural-Acadêmico e Sócio-Assistencial dos Assistentes Sociais da UFRJ, que visa conhecer o universo dos assistentes sociais vinculados à Universidade e suas áreas temáticas de investimentos. Desse modo, com o objetivo geral de refletir sobre a prática cotidiana do assistente social na saúde, a Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área da Saúde do Estado do Rio de Janeiro vem se constituindo como um marco importante, que tem sedimentado a requisição por integração no âmbito da política social de saúde pública. A Comissão Organizadora foi composta por profissionais e alunos das seguintes Unidades da UFRJ: Escola de Serviço Social, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/HUCFF, Instituto de Ginecologia e Instituto de Doenças do Tórax/IDT. Os trabalhos serão apresentados unicamente na modalidade pôster. Profissionais e alunos interessados, inclui-se os integrantes da Comissão Organizadora do evento, poderão apresentar suas produções. A Comissão Científica foi formada por profissionais de unidades acadêmicas da saúde: do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle/UNIRIO, do Instituto Fernandes Figueira/FIOCRUZ, do Hospital Geral de Bonsucesso, da Escola de Serviço Social/UFRJ e do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ. Conforme os anos anteriores, os autores dos quatro melhores trabalhos receberão o prêmio Risoleta Córdula da Cunha. Além do incentivo àqueles que se voltam à produção científica, especialmente este ano, a premiação tem a conotação de homenagear (in memorian) a primeira chefe do Serviço Social do HUCFF, pelo exemplo de profissionalismo. Cabendo, ainda ressaltar tratarse de profissional que implantou e administrou o Serviço com competência técnica e senso de justiça. Convidamos a todos a participarem da VI Jornada e a contribuírem propositivamente nos debates e discussões.




PROGRAMAÇÃO



Sexta - feira, 28 de Maio de 2010

Auditório Halley Pacheco - 8º andar do Hospital do Fundão


08h – 09:00h – CREDENCIAMENTO

09h – 10:00h – EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS

10h – 10:30h – ABERTURA


José Marcus Raso Eulálio

Diretor Geral do HUCFF/UFRJ


Eliane Pezzuto

Diretora da Divisão de Apoio Assistencial/DAA


Eliza Regina Ambrosio

Chefe do Serviço Social do HUCFF/UFRJ


Fátima da Silva Grave Ortiz

Presidente do CRESS/RJ


10:30 – 12:20h – 1ª CONFERÊNCIA


“Seguridade Social e Indicadores Sociais”


Conferencista: Ana Paula Ornellas Mauriel

Professora/Doutora da Escola de Serviço Social da UFF



“Proteção Social e seu Financiamento na Saúde: impasses na atualidade”


Conferencista: Juliana Fiuza

Assistente social, técnica em orçamento da ADUFRJ


Coordenadora: Rita de Cássia Cavalcante Lima

Professora/Doutora da Escola de Serviço Social da UFRJ


12:20 – 13:00h – DEBATE

13:00 – 14:00h – ALMOÇO

14:00 – 14:50 – 2ª CONFERÊNCIA


“Parâmetros de Atuação do Serviço Social: desafios para sua

implementação”


Conferencista: Maria Inês de Souza Bravo

Professora/Doutora da Faculdade de Serviço

Social da UERJ


Coordenadora: Eliza Regina Ambrosio

Assistente Social do HUCFF/UFRJ e Doutoranda de Serviço Social da PUC/RJ


14:50 – 15:30h – DEBATE

15:30 – 16:00h – ENCERRAMENTO

Premiação Risoleta Córdula da Cunha


Coordenação: Vania Dias de Oliveira

Assistente Social do HUCFF/UFRJ


16:00 – 16:30h – COQUETEL DE ENCERRAMENTO

INSCRIÇÃO NA JORNADA

Para se inscrever observe a data do evento, porque as vagas serão limitadas.

De 20/04/2010 até o preenchimento total do número de vagas, ou seja, 180 para alunos e 120 para profissionais, estarão abertas as inscrições para a VI Jornada. Cada ficha corresponde a uma inscrição, que poderá ser multiplicada de acordo com a necessidade. Acesse o site do HUCFF (www.hucff.ufrj.br), clique em ESPECIALIDADES, de M a S, SERVIÇO SOCIAL. Ao final da página clique em VI Jornada e faça a sua inscrição. Você também poderá efetivar sua inscrição através no número telefônico 2562-2567, de 2ª a 6ª feira, de 08:00 às 17:00 horas, na Secretaria do Serviço Social.


A Comissão Organizadora da VI Jornada solicita a todos os interessados em participar do evento, que somente efetivem suas respectivas inscrições, se tiverem a certeza da disponibilidade de participação. Colabore conosco, evite o desperdício. Permita que todos tenham acesso às inscrições.


APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES


Aqueles que desejarem apresentar pôsteres deverão seguir os critérios abaixo:


Categorias: Relatos de experiência; Resultados de pesquisa; Reflexões teóricas.


Enviar para o e-mail: sextajornada@hucff.ufrj.br, até o dia 16/05/2010, o resumo do trabalho que deverá conter de 15 a 30 linhas, espaço simples, letra arial, tamanho 11 e apresentar as referências bibliográficas. A folha de rosto deve apresentar as seguintes informações: identificação do autor e co-autores, quando houver; titulação profissional e /ou aluno de graduação, mestrado, doutorado, especialização; instituição; e-mail, telefone e endereço para contato; indicar quem será o apresentador e o principal email para resposta de aceite; indicar qual será a categoria do pôster. Tamanho do pôster: 90 X 120. Cada autor e/ou co-autor terá direito a certificado, desde que estejam inscritos e presentes no evento, podendo apenas enviar 01 resumo para apreciação. Resposta do aceite: 21 de maio.


COMISSÃO ORGANIZADORA


Ana Cristina Batista de Oliveira

Bruna Cristina Gonzaga Guerrieri

Cândida Maria de Souza

Célia Regina de Jesus

Elen Regina de Oliveira

Eliza Regina Ambrosio

Érika Campos do Nascimento

Francine Pereira Gomes

Graciene Correa Mendes Coutinho

Julia e Sá da Silva Campos

Leila Soares Jordano de Barros

Madalena da Cunha Rocha

Maria dos Anjos da Silva

Rita de Cássia Cavalcante Lima

Rodrigo Gomes Martins

Sandra Peixoto Rios


COMISSÃO CIENTÍFICA


Celeste Anunciata

Dolores Vidal

Juliana de Souza Bravo

Monica Simone Pereira Olivar

Roberta Ferreira

Viviane Cristina Barbosa


COMISSÃO DE APOIO


Celso Nascimento Trindade

Eliane França de Azevedo

Elizabeth Pinheiro

Valdelir Ferreira de Menezes


FILMAGEM E EDIÇÃO


Camila de Oliveira Farias

Rony Ron-Rén Junior


COORDENAÇÃO:


Vania Dias de Oliveira


APOIO


CIR/HUCFF

COORDCOM/UFRJ

Gráfica/UFRJ

PR3/UFRJ/BANCO DO BRASIL

Projeto de Extensão (des) Mancha Brasil/UFRJ


NOTA


Serão fornecidos certificados de participação. Informações gerais pelo telefone: 2562- 2567.


CAMPANHA


Doe duas latas de leite em pó integral.


ENDEREÇO


Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ – Auditório Halley Pacheco – 8º andar-Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária/Ilha do Fundão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário