terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasília recebe evento com tema "Educação em prisões"

O evento, que segue até dia 10 de junho, pretende promover a discussão sobre a educação nas prisões.

A capital federal, Brasília, vai sediar o seminário internacional “Educação em prisões: convergências e perspectivas”. O encontro é uma parceria entre o Ministério da Justiça, o Ministério da Educação, juntamente com a Organização dos Estados Íbero-americanos (OEI).

Desde o dia 25 de maio, é obrigatória a instalação de salas de aula nos presídios, destinadas a cursos do ensino básico e profissionalizante. Dessa forma, o encontro vai ser importante para firmar as intenções com os compromissos assumidos para a continuidade do processo de educação nas prisões.

A previsão é que 400 pessoas participem do evento. “É necessário que ocorram seminários para tal debate e tomada de decisões quanto ao assunto – que acaba se tornando polêmico em vista da sociedade considerar um privilégio, e não um direito, à educação”, explica a tutora do Portal Educação, a educadora Emileide da Costa.

Com base nos dados da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil), pelo menos 20% da população carcerária tinha acesso a algum tipo de atividade escolar no ano de 2009. O estudo alerta ainda que 70% dos detentos não possuem ensino fundamental completo e 8% são analfabetos.



Informações extraidas do site:
http://www.portaleducacao.com.br/direito/noticias/41296/brasilia-recebe-evento-com-tema-educacao-em-prisoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário