terça-feira, 13 de julho de 2010

Fórum debate lixo em Manguinhos

ENSP, publicada em 12/07/2010

Os transtornos provocados pelo lixo no bairro Manguinhos serão abordados na atividade promovida pelo Fórum do Movimento Social de Manguinhos em parceria com a Assessoria de Cooperação Social da ENSP e o projeto Teias-Escola Manguinhos. Manguinhos contra o lixo será o tema do evento, que irá traçar um diagnóstico sobre a situação do lixo no local, debater formas de coleta, mobilizar a população e enfatizar a importância do lixo ser tratado como uma questão de saúde pública. O debate será realizado no dia 20 de julho, às 15h30, na Biblioteca Parque de Manguinhos.


A atividade faz parte de uma iniciativa da Assessoria de Cooperação Social da ENSP (ACS/ENSP), que, no âmbito do projeto Teias-Escola Manguinhos, vem colaborando para a construção da gestão participativa em saúde, enfocando a intersetorialidade e os determinantes sociais da saúde, com o objetivo de promover a participação cidadã da população na gestão e controle social de políticas públicas no território.

Segundo a coordenadora ACS/ENSP, Mayalu Matos Silva, a ideia de propor esse tema para o Fórum surgiu no Curso de Ambientação das equipes de Saúde da Família: "O primeiro módulo do curso de Ambientação, que vem qualificando as novas equipes de saúde da família inseridas no projeto Teias, foi o de Territorialização, ministrado pela professora da EPSJV Grácia Gondim.. Nele, as equipes traçaram mapas com diagnóstico de suas áreas de atuação no complexo de Manguinhos, e o lixo apareceu em muitas como um dos principais problemas de saúde. em Manguinhos, com a coleta realizada de forma insuficiente pela empresa responsável.."


As equipes de Saúde da Família irão apresentar o diagnóstico do lixo e os participantes do evento irão traçar um diagnóstico coletivo do lixo em Manguinhos, propor alternativas de encaminhamento para convocar os órgãos públicos responsáveis pela limpeza no local. "Nosso primeiro objetivo é tornar essa questão coletiva e mobilizar a todos. O lixo é um tema que gera a mobilização em Manguinhos, e é importante colocarmos essa questão como um grave problema de saúde pública", afirmou Mayalu.


A Biblioteca Parque de Manguinhos fica na Av. Dom Hélder Câmara 1.184, Manguinhos, Rio de Janeiro. O debate será aberto aos interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário