segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Semana Pedagógica Curso Bilingue de Pedagogia


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR
CURSO BILÍNGUE DE PEDAGOGIA

IiI SEMANA PEDAGÓGiCA

EDUCAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS, PESQUISAS E PRÁTICAS DOCENTES EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS

Período: 29, 30 e 31 de agosto de 2011
Horário: de 14:00 às 21:00
Local: INES (Auditório do Instituto Nacional de Educação de Surdos e prédio do Departamento de Ensino Superior)
Público alvo: alunos/as, professores em geral, alunos e professores do Curso Bilíngue de Pedagogia, professores do CAP - INES e demais interessados em assuntos educacionais.
  

Objetivo geral


            Debater os rumos das políticas públicas, pesquisas e práticas docentes em diferentes contextos socioculturais, tendo em vista não só o contexto da educação de surdos, bem como as ações educacionais e pedagógicas de um modo geral.

Programação

LOCAL DAS MESAS REDONDAS: Auditório do INES

LOCAL DAS OFICINAS: Salas de Aula do DESU


29 DE AGOSTO

14 h às 14 h e 30 min

ABERTURA DO EVENTO

14 h e 30 min às 17 h
           
MESA REDONDA: MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL
    
OBJETIVOS

è    Debater as perspectivas atuais sobre diferentes aspectos da educação intercultural e seus desdobramentos sobre os grupos sociais denominados “minorias”;
è    Refletir sobre as instâncias de mediação cultural e seus desdobramentos educacionais;
è     Abordar aspectos referentes às relações entre multiculturalismo e a formação de professores, buscando um enfoque comparativo entre a educação de surdos e a educação de diferentes grupos minoritários;
è    Examinar as ações implementadas por educadores oriundos dos grupos chamados minoritários.

PALESTRANTES

Prof. Dr. José Maurício Paiva Andion Arruti (Educação - PUC-RJ)
Profª Dra. Ana Canen (Educação - UFRJ)
Prof. Dr. Domingos Barros Nobre (Educação - UFF)

 Mediadora: Profª Ms. Sara Moitinho da Silva (IFRJ)

  17 h

Coquetel de Abertura
Local: Pátio Interno do INES

  18 h às 21 h
          
MESA REDONDA: POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS SURDOS: OS IMPASSES DO PNE.

OBJETIVOS

è    Discutir políticas públicas brasileiras para a educação de surdos a partir da perspectiva da afirmação da democracia, expansão da cidadania e busca da qualidade de ensino;
è     Abordar aspectos referentes à igualdade de direitos, equidade e eficiência;
è     Examinar aspectos do Projeto de Lei para a aprovação do PNE para o decênio 2011-2020 nas suas diretrizes gerais e, em especial, as metas e estratégias  com possíveis implicações na educação de alunos surdos.

PALESTRANTES

Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury (Educação - UFMG e PUC-MG)
Profª Dra. Regina Maria de Souza (Educação - UNICAMP)
Profª Dra. Patrícia Luiza Ferreira Rezende (Letras - UFSC)

Mediadora: Profª Ms.Janete Mandelblatt (DESU-INES)


30 DE AGOSTO

14 h às 17 h

MESA REDONDA:
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES EM DIFERENTES CONTEXTOS

OBJETIVOS

è    Permitir uma visão comparativa de diferentes contextos educacionais existentes na realidade brasileira;
è    Refletir sobre as instâncias de mediação cultural e seus desdobramentos educacionais em contextos educacionais formais e não formais;
è     Debater novos rumos e ações educacionais e pedagógicas aplicadas a diferentes sujeitos e grupos sociais;
è    Examinar as práticas educacionais e ações sociais implementadas por educadores oriundos dos grupos chamados minoritários.

PALESTRANTES

§         Educação escolar indígena
Prof. Ms. Gersem José dos Santos Luciano (Coordenação Geral de Educação Escolar       Indígena do MEC)

§         A experiência da Escola do SESC          
Profª Dra. Mônica Maria Teixeira de Souza Corbucci (História – Escola de Ensino Médio do SESC)

§         Educação em contexto rural: escolas do MST
Prof. Ms. José Guilherme Franco Gonzaga (Doutorando - UFF)

Mediadora: Profª Ms. Laila Maria Cardoso Zalfa (DESU/INES)

  17 h

 Coffee break
 Local: Pátio Interno do INES

  18 h às 21 h

MESA REDONDA:
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS DE ALUNOS DO DESU/INES

OBJETIVOS

è     Apresentar à comunidade acadêmica aspectos da produção científica do DESU/INES;
è    Refletir sobre os interesses e temas escolhidos pelo corpo discente do Curso Bilíngue de Pedagogia no desenvolvimento de suas ações de pesquisa;
è     Debater os rumos e ações educacionais, pedagógicas e de pesquisa postas em práticas no DESU/INES.

PALESTRANTES

Alunos do DESU/INES

Mediadora: Profª Ms. Aline Lima da Silveira Lage (DESU/INES)


31 DE AGOSTO

14 h às 17 h

OFICINAS:

1-      MÉTODO CIENTÍFICO NO ESPECIAL: APRENDENDO FAZENDO CIÊNCIA.

COORDENADORAS:

Profª Ms. Ana Claudia da Fonseca Flôres (Cap INES)
Profª Ana Claudia Maciel Salgado (Cap INES)
Profª Roberta Santos Morais Gomes (Cap INES)

Local: Sala 10 - prédio do DESU



2-      CONSTRUINDO O TEXTO MONOGRÁFICO.

COORDENADORA:
Profª Dra. Angela Correa Ferreira Baalbaki (Letras - DESU/INES e UERJ)

Local: Sala 06 - prédio do DESU



3-      INTRODUÇÃO AO LINUX E AO SOFTWARE LIVRE – EDIÇÃO DE VÍDEO POR DISPOSITIVOS MÓVEIS PORTÁTEIS (TICs).

COORDENADOR:
Prof. Ms Carlos Alexandre de Moraes (FEBF - UERJ)

Local: Laboratório de Informática do DESU


4- PSICOMOTRICIDADE: BRINCANDO COM O CORPO E COM AS EMOÇÕES
  
COORDENADORAS:
Profª  Marise Pedalino  (Cap INES)
Profª Ana Regina Griner (Cap INES)

Local: Sala 104 do prédio do DESU


  17 h

 Coffee break
 Local: Pátio Interno do INES

  18 h às 21 h
           
MESA REDONDA: DIÁLOGOS COM PESQUISADORES NA ÁREA DA SURDEZ.

OBJETIVOS

è    Promover o diálogo entre pesquisadores e estudantes interessados na área da surdez;
è    Permitir uma perspectiva interdisciplinar e/ou transdisciplinar do fenômeno da surdez abordado por pesquisadores de diferentes campos de atuação profissional;
è    Possibilitar uma visão panorâmica de estudos recentes sobre a surdez e suas circunstâncias sociais, linguísticas e educacionais, dentre outras.

PALESTRANTES

§         O papel de agentes religiosos na surdez: considerações sobre o processo de constituição da cultura surda
Prof. Dr. César Augusto de Assis Silva (Antropologia - USP)

§         Educação Matemática e surdez: um diálogo necessário
Profª Ms. Maria Dolores Martins da Cunha (Cap - INES)

§         Ementas de LIBRAS nos espaços acadêmicos: que profissionais para qual inclusão?
Profª Ms. Elissandra Lourenço Perse (Rede de ensino municipal de Angra dos Reis)

Mediador: Prof. Dr. Luiz Claudio da Costa Carvalho (DESU/INES)




Comissão Organizadora:

Professores do Departamento de Ensino Superior do INES:

Profª Ms Aline Lima da Silveira Lage
Profª Ms. Danielle Barboza Moura
Profª Edna Gois Lima
Prof. Ms Gil Almeida Felix
Prof. Dr. Luiz Claudio da Costa Carvalho
Profª Ms. Laila Maria Cardoso Zalfa
Profª Ms. Sara Moitinho da Silva
Profª Dra. Yrlla Ribeiro de Oliveira Carneiro da Silva
Profª Dra. Wilma Favorito

REALIZAÇÃO




MINISTERIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR
CURSO BILÍNGUE DE PEDAGOGIA
Mais informações:


Nenhum comentário:

Postar um comentário