terça-feira, 25 de setembro de 2012

SEMINÁRIO “DIREITOS HUMANOS ECONÔMICOS E SOCIAIS: DESIGUALDADES SOCIAIS NO MERCADO DE TRABALHO”


Recebido e  repassado!
___________________

Esse Seminário é proposto com o objetivo de promover uma discussão profunda e ampla sobre os conceitos contemporâneos de Direitos Humanos no campo das ciências sociais, vinculados aos princípios de desigualdade e iniqüidade da distribuição dos recursos materiais e simbólicos no mercado de trabalho e de distribuição de serviços.
Focaliza fundamentalmente nos aspectos filosóficos que vinculam as teorias de justiça à desigualdade social (Rawls, 1971; Sen, 2008) e ao acesso aos recursos materiais através do trabalho, dos incentivos ao empreendedorismo e da distribuição da qualificação e serviços. Debate os princípios organizativos e regulatórios da ordem social que são produtores e reprodutores de desigualdades entre classes, estratos e grupos sociais discriminados por distribuição e organização da propriedade, da renda, da educação/qualificação profissional e de outros serviços sociais básicos para o cumprimento dos Direitos Humanos econômicos e sociais.

Os conferencistas nacionais convidados para este seminário são intelectuais destacados dentro do campo do estudo da sociologia econômica, as desigualdades sociais e o mercado de trabalho e a educação, especialmente no estudo das características dos mercados contemporâneos, o trabalho informal e a reprodução de desigualdades sociais a partir do acesso diferenciado ao capital cultural.

Público alvo: pesquisadores e professores que trabalham com Direitos Humanos econômicos e sociais e na área da Sociologia Econômica com regulação, desigualdades sociais, mercado de trabalho e políticas públicas, estudantes de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, policy makers e gestores interessados na temática.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: terça-feira 02 DE OUTUBRO DE 2012

PROGRAMAÇÃO

Dia 02 de Outubro de 2012
Local: Sala Evaristo de Moraes Filho Sala 109, IFCS/UFRJ, Largo de São Francisco de Paula, Centro, Rio de Janeiro.

10:00h da manhã
Abertura do Seminário

Início da Primeira Sessão:
Direitos Humanos Econômicos e Sociais: um olhar da Sociologia Econômica
10:00h – 12:30
Abertura: Profª Patricia Rivero (Coordenadora) Representante do IFCS e Profª Marilea Venancio Porfirio, Diretora do NEPP-DH/CFCH/UFRJ
Conferencistas 1: Profª Patrícia Rivero (NEPP-DH/CFCH/UFRJ) “A dinâmica Do trabalho informal e a regulação no mercado de trabalho no Brasil metropolitano”

GRUPO DE TRABALHO
Desigualdade social, estratificação e regulamentação estatal

Conferencista 1 – Prof. Marcelo Medeiros (Dep. de Sociologia,
UnB/IPEA). “Estado e Desigualdades de Renda no Brasil”

INTERVALO PARA ALMOÇO
12:30h a 14:30h

Continuação GRUPO DE TRABALHO
Desigualdade social, estratificação e regulamentação estatal

14:30h
Conferencista 2 – Prof. José Alcides Figueiredo Santos (Programa de Pós-Graduação em Sociologia, UFJF). “Desigualdades de renda e classe social”

Debatedor/a: Prof. Celi Scalon (PPGSA/IFCS/UFRJ)


GRUPO DE TRABALHO
15:30 às 18:00

Desigualdades no mercado de trabalho no Brasil: empreendedorismo, profissões e regulamentação.
Conferencista 1: Prof. Sônia Maria Karam Guimarães ( Programa de
Pós-Graduação em Sociologia, UFRGS). “Mudanças econômicas e culturais: empreendedorismo intensivo em conhecimento no Brasil”.
Conferencista 2: Profª. Maria Ligia Barbosa (Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, IFCS/UFRJ). “Ensino Superior, Certificados e Mercado de Trabalho”.

Debatedora: Profª Rosana Heringer (Faculdade de Educação/CFCH/UFRJ).

Encerramento.

EDIÇÃO E PERIODICIDADE DO EVENTO: anual.
--
Profa. Patricia Rivero
Método de Pesquisa
Relações Internacionais UFRJ
NEPP-DH/GESOC/LEAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário