segunda-feira, 20 de maio de 2013

Seminário GRUPOS: A FORÇA DO COLETIVO NA SAÚDE

Recebido e repassado!
***************************
Divulgando 

Nos dias 23 e 24 de maio de 2013, de 8:30 a 17:00 nos auditórios 11 e 13 do Pavilhão João Lyra Filho da UERJ, sede do Maracanã, será realizado o seminário GRUPOS: A FORÇA DO COLETIVO NA SAÚDE.

A prática de grupos pelos serviços de saúde, através da atenção coletiva da população, permite aos profissionais mobilizar o envolvimento, a colaboração e a resiliência dos integrantes através das trocas das vivências de situações cotidianas. O processo de cuidado engrenado pelos grupos conduz ao desenvolvimento da autonomia, de habilidades de resolução de problemas e ao enfrentamento do sofrimento.
Considerando que as pessoas vivem em uma rede de relações, o cuidado a partir da modalidade de grupo reconhece a importância dos vínculos interpessoais para o processo de manutenção e recuperação da saúde. A dinâmica grupal mobiliza conflitos e formas pessoais de responder a momentos de tensão, mas propõe a elaboração dos mesmos entre parceiros, para desenvolver e fortalecer capacidades, como as de comunicação, interação e aprendizagem.

O seminário “Grupos: a força do coletivo na saúde” apresentará experiências selecionadas de grupos de saúde realizados no município do Rio de Janeiro, com o objetivo de debater, promover, fortalecer e aprimorar a prática do cuidado em saúde pela modalidade de grupos. As mesas do seminário apresentarão:
- grupos realizados em hospitais gerais;
- grupos realizados em policlínicas;
- grupos realizados em serviços da Atenção Primária;
- grupos realizados em serviços de saúde mental;
- grupos realizados em ONGs e serviços da saúde suplementar;
- grupos de ensino e com profissionais de saúde;
- pesquisas desenvolvidas com grupos.

As inscrições para assistir ao seminário só poderão ser realizadas no site do LIPAPS UERJ, neste link:

http://www.lipapsuerj.blogspot.com.br/2013/04/seminario-grupos-forca-do-coletivo-na.html
As vagas são limitadas!

Acesse também a página do evento no Facebook, informe-se das notícias do seminário e mande suas dúvidas por mensagem.
O seminário será transmitido pelo Telessaúde. Para assistir pela internet, cadastre-se no site http://www.telessaude.uerj.br/site/ com antecedência e acesse a agenda no dia do seminário.
O seminário é financiado pelo Pró-saúde UERJ, realizado pelo Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde (LIPAPS/UERJ) e pela Disciplina/Unidade Docente Assistencial de Saúde Mental e Psicologia Médica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/FCM/UERJ), e tem o apoio do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESC/UERJ).
Seminário GRUPOS: A FORÇA DO COLETIVO NA SAÚDE | LIPAPS - UERJ
lipapsuerj.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário