quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Seminário Psicologia Jurídica UFRJ/AVM - Faculdade Integrada:

Ajudem a divulgar:


Seminário Psicologia Jurídica UFRJ/AVM-Faculdade Integrada:

Data: 31/10/2014. 

Local: auditório do Instituto de Psicologia da UFRJ (90 lugares).

Entrada gratuita. Não há pré-inscrição. Certificado para quem participar de todo o evento.

8h30h-10h: Conselho tutelar, política de direitos da infância e juventude e responsabilidade.

Maria Helena Zamora Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. 
Professora da graduação e da Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Rio. Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social/PUC-Rio. Membro da CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente). 

Aline Bemfica 
Doutoranda em Teoria Psicanalítica - UFRJ. Mestre em Teoria da Literatura - Letras - UFMG. Psicanalista.

Jose Botelho 
Assistente Social – DEGASE. Especialista em políticas sociais – UERJ. Professor do curso de especialização em psicologia jurídica AVM-Faculdade Integrada.

Mediador de mesa: Lindomar Daros - Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ, Mestre em Psicologia Social pela UGF, Psicólogo do Tjrj desde 1999, Conselheiro do CRP-RJ entre setembro de 2007 e março de 2013, membro fundador da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH)


10h30-13h: REFLEXOS DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO SISTEMA JURÍDICO

Eduardo Ponte Brandão 
Doutor em Teoria Psicanalítica – UFRJ. Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) – PUC-Rio. Psicólogo do Tribunal de Justiça/RJ e Orientador do Colégio São Vicente de Paulo. Professor do curso de especialização em psicologia jurídica AVM-Faculdade Integrada. Psicanalista. Co-organizador do livro “Psicologia Jurídica no Brasil” e autor de “Sexualidade e Aliança na Contemporaneidade; nem Édipo, nem Barbárie”. 

Érika Piedade Da Silva Santos 
Doutora em Psicologia -UFF. Mestre em Direito da Cidade-Uerj . Especialista em Psicologia Jurídica - Uerj. Psicóloga do TJ-RJ. Professor do curso de especialização em psicologia jurídica AVM-Faculdade Integrada.

Silvia Ignez 
Doutoranda em Psicologia – UFRJ. Psicóloga da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro. Professor do curso de especialização em psicologia jurídica AVM-Faculdade Integrada e de psicologia jurídica em graduação.
Mediadora de mesa: Licia Marques - psicóloga do TJRJ, psicanalista, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio.


14h-15h30: Adolescente, violência e sistema socioeducativo

Rosane Braga de Melo 
Professora adjunta da UFRRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRRJ. Psicanalista. Membro de Formações Clínicas do Campo Lacaniano e da Escola de Psicanálise dos Fóruns do campo Lacaniano.

Kely Magalhães Decotelli 
Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia- UFRJ. Mestre em Psicologia. Professora Substituta do departamento de Psicometria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Paula Mancini C.M. Ribeiro 
Doutora em Psicologia Clínica-PUC-Rio. Vice-presidente do NAV - Núcleo de Atenção à Violência. Psicanalista. Membro do Tempo Freudiano Associação Psicanalítica.

Mediadora de mesa: Damiana de Oliveira - Mestre em Psicologia (Estudos da Subjetividade) - UFF. Especialista em Psicologia Jurídica - UERJ. Psicóloga do TJ-RJ. Coordenadora dos Programas Escola de Família e Escola de Filhos do Fórum de Madureira.


16h-18h: VIOLÊNCIA E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Pedro Paulo Bicalho 
Doutor e mestre em Psicologia - UFRJ. Professor do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ. Diretor Adjunto de Extensão do Instituto de Psicologia e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq) e Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). 

Cristina Mair Rauter 
Pós-doutorado em Filosofia no Programa de Pós Graduação em Filosofia na UFRJ e na Universidade de Picardie Jules Verne D'Amiens. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Mestre em Filosofia pela PUC-Rio. Professora titular de Psicologia Social e Institucional do Departamento de Psicologia –UFF. Coordena o Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Criminalização (TRANSCRIM). Psicóloga clínica junto ao Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro.

Marcia Badaró
Mestre em Psicologia Social - UERJ. Especialista em Psicologia Jurídica - UERJ. Professora do Curso de Psicologia Jurídica da UERJ. Psicóloga aposentada da SEAP. Autora do livro: "Sistema prisional: contando e recontando histórias - as Oficinas de Leitura como processos inventivos de intervenção".

Mediadora de mesa: Eliana Olinda Alves - Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Vara da Infância, Juventude e Idoso da capital, Presidente da Comissão de Psicologia e Justiça do Conselho Regional de Psicologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário