Filmes sobre Violência - Doméstica, Criança e Adolescentes, Mulheres




O aborto dos outros


Título Original: O aborto dos outros
País: Brasil
Ano: 2008
Duração:72 minutos
Palavras-chave: aborto, legalização, criminalização. 
Sinopse: um filme sobre maternidade, afetividade, intolerância e solidão. A narrativa percorre situações de abortos previstos em lei ou autorizados judicialmente, feitos em hospitais públicos, e situações de abortos clandestinos. O filme mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira.





Dormindo com o inimigo


Título Original: Sleeping With The Enemy
País: EUA
Ano: 1991
Duração: 90 minutos
Palavras-chave: violência perpetrada por parceiro íntimo; violência física.
Sinopse: Em um casamento que já dura quatro anos Sara (Julia Roberts) e Martin (Patrick Bergin) personalizam o par mais perfeito, feliz e próspero, mas na realidade o marido espanca regularmente sua mulher. Assim, para escapar desta tortura diária, ela simula sua própria morte e foge para uma outra cidade, a fim de recomeçar sua vida com uma nova identidade. Após algum tempo ela se apaixona, mas seu marido descobriu indícios de que ela pode estar viva e decide encontrá-la de qualquer maneira.




Dúvida


Título Original: Doubt
País: EUA
Ano: 2008
Duração: 104 minutos
Palavras-chave: pedofilia, padre, Igreja Católica.
Sinopse: O ano é 1964 e o cenário é a escola St. Nicholas, no Bronx. O vibrante e carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman), vem tentando acabar com os rígidos costumes da escola, que há muito são guardados e seguidos ferozmente pela irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), a diretora com mãos de aço que acredita no poder do medo e da disciplina. Os ventos das mudanças políticas sopram pela comunidade e, de fato, a escola acaba de aceitar seu primeiro aluno negro, Donald Miller. Mas quando a irmã James (Amy Adams), uma freira inocente e esperançosa conta à irmã Aloysius sobre sua suspeita, induzida pela culpa, de que o padre Flynn está dando atenção exagerada a Donald, a irmã Aloysius se vê motivada a empreender uma cruzada para descobrir a verdade e banir o padre da escola. Agora, sem nenhuma prova ou evidência, exceto sua certeza moral, a irmã Aloysius trava uma batalha de determinação com o padre Flynn, uma batalha que ameaça dividir a Igreja e a escola com consequências devastadoras.






O amor e a fúria


Título Original: Warriors
País: Nova Zelândia
Ano: 1994
Duração: 99 min
Palavras-chave: violência conjugal, estupro, pobreza, alcoolismo.
Sinopse: A família Heke vive em uma região pobre e desolada. Depois que o patriarca perde o emprego e passa a gastar o dinheiro da assistência social com pileques homéricos com os amigos, a estabilidade domiciliar só é conquistada com muito custo pela nobre e corajosa mulher e por sua filha mais velha, de dezesseis anos. Quando esta é estuprada por um dos amigos do pai, desencadeia-se uma tragédia.






Yesterday

Título Original: Yesterday
País: Africa do Sul
Ano: 2004
Duração: 93 min
Palavras-chave: AIDS, pobreza, esperança. 
Sinopse: Rooihoek, um lugarejo da África do Sul. Yesterday (Leleti Khumalo) é uma analfabeta que mora com Beauty (Lihle Mvelase), sua filha. O marido trabalha nas minas em Johannesburg e, por serem muito pobres, Yesterday tenta economizar todo o dinheiro possível. Isto não a impede de ver o futuro com esperança, apesar do nome dado por seu pai, que considerava Yesterday (ontem) sempre melhor que Tomorrow (amanhã). Ela não está se sentindo bem, assim caminha até a cidade mais próxima para ir num posto de saúde. Porém nunca consegue ser atendida, por mais cedo que comece a caminhada. Então uma amiga lhe paga um táxi e Yesterday é atendida. A médica fica preocupada com a saúde dela e pede um exame de sangue. A suspeita se confirma e ela está com AIDS. Mesmo assim ela não esmorece e diz que a doença só a levará embora após ver Beauty ir para o colégio.




Desejo de Liberdade


Título Original: Provoked: A True Story
País: Índia
Ano: 2006
Duração: 108 min
Palavras-chave: violência doméstica.
Sinopse: “Provoked” é uma história de uma esposa que , depois de sofrer com o marido, revidou. Primeiro contra o marido e depois contra o sistema. Kiranjit Ahluwalia (Aishwarya Rai) chega a sua nova casa cheia de afeto e otimismo com seu marido Deepak (Naveen Andrews). Ela quer continuar seus estudos em Direito conforme sua família prometeu e constituir uma nova família. Mas o futuro reservou apenas sofrimento. Quando seu marido alcoólatra lhe bate pela primeira vez, ele mostra remorso. Porém, a violência se torna cada vez mais fácil, e a vida de Kiranjit se torna um verdadeiro inferno. Após 10 anos de matrimônio, cansada da violência constante, ela parte para um ato de desespero que mata Deepak. 





Terra Fria


Título Original: North Country
País: EUA
Ano: 2005
Duração: 126 minutos
Palavras-chave: assédio sexual

Sinopse: Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal, no Minnesota, em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos para sustentar, ela é contratada pela principal fonte de empregos da região: as minas de ferro, que sustentam a cidade há gerações. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Aos poucos as amizades conquistadas no trabalho passam a fazer parte do dia-a-dia de Josey, aproximando famílias e vizinhos. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Ela está preparada para o trabalho duro e, às vezes, perigoso, mas o que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.





No Tempo das Borboletas


Título Original: In the Time of the Butterflies / En el tiempo de las mariposas
País: EUA
Ano: 2001
Duração: 95 min
Palavras-chave: liberdade, irmãs Mirabal, ditadura, República Dominicana. 
Sinopse: Baseado em uma história real, Salma Hayek (Traffic) em interpretação forte e apaixonante atua como uma jovem idealista que engoja-se em uma corajosa luta pela liberdade contra um ditador assassino (Edward James Olmos, indicado ao Oscar) nesta obra tocante que, 'com simplicidade brutal, exibe de forma dramática o preço a ser pago por cada indivíduo à tirania política' (San Francisco Chronicle). Há gerações, o General Rafael Trujillo (Olmos) domina a República Dominicana utilizando para tanto um misto de terror e selvageria... até que Minerva Mirabal (Hayek) ousa opor-se à ele. Inspirada por seu amor por um líder rebelde (Marc Anthony), Minerva e suas irmãs conhecidas como As Borboletas suportam opressões indescritíveis em uma batalha pela própria essência de uma nação. Mas à medida que seus atos de coragem ganham notoriedade, as forças de Trujillo começam a fechar o cerco, decididas a pôr fim aos atos heróicos de Minerva.




Anjos do Sol


Título Original: Anjos do Sol
País: Brasil
Ano: 2006
Duração: 90 minutos
Palavras-chave: exploração sexual, prostituição infantil.
Sinopse: Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.




Acusados

Titulo Original: The Accused
País: EUA
Ano: 1988
Duração: 105 min
Palavras-chave: estupro, violência sexual, sistema penal.
Sinopse: Sarah Tobias (Jodie Foster) é estuprada em um bar e, ao denunciar a agressão, defronta-se com dois problemas: seus agressores e o sistema penal, no qual as vítimas de estupro são suspeitas em seus próprios casos.





Fim do silêncio


Título Original: Fim do silêncio
País: Brasil
Ano: 2009
Duração: 52 minutos
Palavras-chave: aborto, direitos sexuais e reprodutivos.
Sinopse: O vídeo, da documentarista Thereza Jessouron, apresenta, pela primeira vez no Brasil, depoimentos de mulheres de idades, classes sociais e estados brasileiros diversos, como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Na produção, as entrevistadas falam abertamente, sem esconder o rosto nem a identidade, como e porque fizeram o aborto. Fim do Silêncio foi financiado pelo Selo Fiocruz Vídeo, que busca popularizar e democratizar o acesso da população ao conhecimento dos principais problemas de saúde pública do Brasil.




Tráfico Humano

Título Original: Human Trafficking

País: Canadá / EUA
Ano: 2005
Duração: 176 minutos
Palavvras-chave: tráfico de mulheres, estupro, pornografia. 
Sinopse: Centenas de milhares de jovens mulheres desapareceram, forçadas pela violência a uma vida infernal. Elas viram carga rentável na indústria moderna da escravidão. O submundo as chama de tráfico humano... Enquanto uma jovem de 16 anos da Ucrânia, uma mãe solteira da Rússia, uma orfã de 17 anos da Romênia e uma turista adolescente de 12 anos se tornam vítimas de traficantes internacionais, um time especializado de agentes federais luta para expor a rede mundial que as escravisou. A agente Kate Morozov (Mira Sorvino) conhece os horrores da exploração sexual de perto e dedicada a desmantelar a rede e trazer os culpados para a Justiça. De uma câmara de torturas no Queens, Nova York, até os caçadores de "carne" da Rússia, a caçada começou e os destinos dos agentes especiais, dos traficantes sem escrúpulos e suas vítimas sem defesa colidem em um barril de pólvora de proporções internacionais. Apresentando Donald Sutherland, ganhador so Emmy e do Golden Globe, Mira Sorvino (Poderosa Afrodite - Oscar de mlhor atriz coadjuvante) e Robert Carlyle (Transpotting), Tráfico Humano é ao mesmo tempo um thriller envolvente, um aviso e uma das mais importantes histórias do nosso tempo.




Cama Ardente
Título Original: The Burning Bed
País: EUA
Ano:1984
Duração:100 min
Palavra-chave: Violência doméstica
Sinopse: Baseado em caso real, o filme conta a história de Francine Hughes que em 1977 é acusada e presa por ter causado o incêndio que matou seu marido. Aos poucos, ela revela a rotina de espancamentos e humilhações que a levaram a cometer tal ato.




Nunca mais

Título Original: Enough
País: EUA
Ano: 2002
Duração: 115 min
Palavras-chave: violência de gênero, violência psicológica. 
Sinopse: A Garçonete Slim (Jennifer Lopez) pensou ter encontrado a felicidade quando casou com Mitch (Billy Campbell), o homem de sua vida. Após a chegada de sua primeira filha, o que parecia ser uma vida perfeita desmorona quando ela descobre o lado obscuro e obsessivo de Mitch, um alter ego controlador e abusivo que pode transformar confiança, amor e tranqüilidade em terror. Amedrontada com a segurança de sua filha, Slim foge. Numa busca implacável, Mitch procura ajuda de amigos, tornando sua família em vítimas. Finalmente Slim é forçada a contra atacar, envolvendo Mitch numa batalha física e psicológica, mostrando a ele que não aceitaria esta situação NUNCA MAIS!




Pelos meus olhos


Título Original: Te Doy Mis Ojos
País: Espanha
Ano: 2003
Duração: 109 minutos
Palavras-chave: violência doméstica, medo, dor.
Sinopse: A história de uma mulher que, numa noite de inverno, foge de casa levando o filho e mais algumas poucas coisas. Ela sabe que o marido vai procurá-la e isso a deixa apavorada. Ela é tudo para ele. Ele diz, inclusive, que foi ela que lhe deu os seus olhos. Ao longo do filme, as personagens vão revelando um fascinante quadro familiar, através do qual saberemos quem é quem e onde os conceitos de lar, amor e proteção se confundem com inferno, dor e medo.




Canto de Cicatriz

Título Original: Canto de Cicatriz
Documentário
País: Brasil (RS)
Ano: 2005
Duração: 38 min.
Prêmios: Prêmio Direitos Humanos - UNESCO 2005
Sinopse: Cercada por pactos de silêncio, a violência sexual contra meninas é mostrada sem tabus, a partir de depoimentos de vítimas, especialistas, enquetes, filmes de ficção e dos versos do escritor e psiquiatra infantil Celso Gutfreind.




Ajudem minha filha/ Papai me machucou

Título Original: In the Best Interest of the Child
País: EUA
Ano: 1990
Duração: 100 min
Palavras-chave: abuso sexual, criança, pedofilia.
Sinopse: A divorciada Jennifer Colton (Meg Tilly) descobre que o ex-marido abusou sexualmente da filha. Sem provas concretas para lutar na Justiça, ela parte para medidas extremas.





Marcas do silêncio

Título Original: Bastard Out Of Carolina
País: EUA
Ano: 1996
Duração: 97 min
Palavras-chave: abuso sexual, violência doméstica.
Sinopse: Mãe solteira, Anney dá à luz após um acidente. Felizmente, logo conhece Lyle, que assume a pequena Bone e lhe dá outro filha. Mas ele também morre num acidente. Com o apoio da família, Anney sustenta as filhas. Sua carência, entretanto, a faz aceitar o pedido de casamento do apaixonado e tempestuoso Glen. Desde o início, a relação entre Bone e Glen não é boa e piora quando Anny perde o filho que está esperando. Perder o filho que tanto queria faz Glen tornar-se mais violento e perturbado. Bone torna-se uma vítima fácil da ira do padastro. A situação fica dramática e, mesmo preferindo não saber dos abusos e violências que a filha tem sofrido, uma hora Anny terá de acordar! E optar: entre o amor pela filha e a necessidade de um marido.




Precisosa - Uma história de esperança



Título Original: Precious: Based on the novel Push by Sapphire
País: EUA
Ano: 2009
Duração: 110 min
Palavras-chave: abuso sexual, preconceito, violência doméstica.
Sinopse: A trama — baseada no romance Push, de Sapphire — se passa no Harlem, em 1987 e mostra a história de Clareece ‘Precious’ Jones, uma adolescente obesa e grávida pela segunda vez, de seu próprio pai, aos dezesseis anos, que sofre constantes agressões físicas e psicológicas de sua mãe. A escola é em que estuda é caos, e ‘Precious’ alcançou o nono ano com boas notas e um terrível segredo: ela não sabe ler nem escrever. Com esperança de melhorar a sua vida, e a do seu filho, Clareece entra para uma escola alternativa.





Da janela - entre a visualidade e a omissão


Título Original: Da Janela - entre a visualidade e a omissão
País: Brasil
Ano: 2009
Duração: 15 minutos
Palavras-chave: violência sexual, violência de gênero.
Sinopse: A história mostra uma fotógrafa que pesquisa a violência contra a mulher, tendo como foco a banalidade com que o tema é encarado, especialmente quando é abordado pelos telejornais. Chama-se Marta, mora no centro da cidade, onde também tem seu estúdio, e de lá enxerga muitos apartamentos, mais precisamente muitas janelas. Personagem central que não aparece de frente, ela abre uma janela através dos seus olhos e do seu imaginário, possibilitando ao espectador transitar por esse universo emaranhado de submissão, opressão e completo descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário